FORTALECENDO ESTRATÉGIAS E INICIATIVAS RIBEIRINHAS DE ACESSO A DIREITOS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
 

NOSSO TRABALHO

A Lute Sem Fronteiras é uma organização sem fins de lucro formalizada em outubro de 2012, mas cujos trabalhos que levaram a sua criação foram iniciados em 2009, no município de Portel, na Ilha do Marajó. A missão da LSF é promover o acesso a direitos e o desenvolvimento endógeno de comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas, do Marajó. Para isso, opera apoiando estratégias e projetos comunitários em três frentes:  Saúde, Alimentação e Moradia; Educação e Cidadania; e Empreendedorismo Local.

Na prática, fizemos cartilhas de direitos humanos, apoiamos o registro e a documentação das terras das famílias, montamos três bibliotecas comunitárias, levamos duas dentistas com kits de higiene bucal para serem distribuídos, uma engenheira agrônoma que ofereceu um curso gratuito para construção de hortas para lideranças comunitárias.

Além do apoio a construção de uma dessas hortas, demos um capital semente para três fundos comunitários de microcrédito, firmamos uma cooperação com a marca Clube Melissa em uma iniciativa de reunia reciclagem, artesanato e renda para jovens mulheres ribeirinhas, apoiamos o manejo sustentável de cacau, cupuaçu e açaí em uma comunidade, demos antenas para duas comunidades conectarem telefones fixos, apoiamos financiamentos de construção ou compra de embarcações para duas lideranças comunitárias, tentamos entender os fluxos migratórios espontâneos e forçados de meninas e mulheres ribeirinhas (quando encontramos vários casos de tráfico de pessoas e alguns empecilhos práticos para seguir), facilitamos o processo de negociação com a Prefeitura de Portel para a construção da Escola Comunitária de São Miguel do Acuti Pereira e financiamos sua construção.

Bibliotecas Comunitárias
Hortas Comunitárias
Construção da Escola Comunitária de São Miguel
Manejo sustentável de açaí, cacau e cupuaçu
photo_2020-05-01_21-56-25
Ação de educação em higiene bucal
 

DEZ ANOS DEPOIS: UM OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Em 2019, essa jornada completou dez anos. O tempo traz consigo reflexões. 

Vimos as mudanças climáticas tornaram-se uma emergência; os povos originários e tradicionais serem desrespeitados, ridicularizados e marginalizados por autoridades públicas, incluindo o presidente da República; políticas de desenvolvimento social foram esvaziadas e o Brasil voltou ao mapa da fome; o ativismo socioambiental foi criminalizado e lideranças rurais e ativistas do campo foram assassinados e presos.

Não temos as respostas sobre o que virá. É preciso, então, estar atento e atenta. A nossa disposição para apoiar iniciativas locais e estratégias comunitárias de desenvolvimento seguirá mas nossos esforços institucionais estão redirecionados a partir de 2020.

 

Queremos aumentar e fortalecer o espaço cívico do Marajó — reunir informações, dados e saberes que já existem e formatá-los em tecnologias sociais que sirvam para as lideranças locais, em especial às mulheres ribeirinhas, consolidarem as agendas de suas comunidades, se reapropriarem dos processos políticos e pautarem os ciclos das políticas públicas.

 

FALE COM A GENTE

PARÁ

Comunidade São Miguel, Rio Acuti Pereira, Portel, Pará

RIO DE JANEIRO

Rua Vice Gov. Rubens Berardo 125, Gávea, Rio de Janeiro

lutesemfronteiras@gmail.com

Todos os direitos reservados à Lute Sem Fronteiras.

Ação de educação em higiene bucal